quarta-feira, 4 de maio de 2016

Porque é que o Benfica não deve vender o Jonas por 20 Milhões

Depois de ver a capa do jornal "A Bola" de hoje, e lido alguns comentários com argumentos pró-venda, vou aqui elencar alguns argumentos contra a venda do Jonas.
O Jonas é para mim o melhor jogador da Liga Portuguesa, pegando na ideia de um outro blogger, poderia jogar a defesa, a médio, e continuaria a ser um dos melhores jogadores da Liga. Inteligência, técnica, classe e um faro pelo golo ao nível dos melhores goleadores a actuar na Europa. 

O primeiro argumento é a produção ofensiva; um jogador que marca mais de 30 golos por época é de guardar, porque há poucos disponíveis;
Conhece os cantos à casa, está adaptado, é uma voz de experiência e fonte de conhecimento para os jovens avançados que irão chegar à primeira equipa;
Penso que irá manter os níveis exibicionais e produtivos por mais duas a trés épocas;
Não há outro Jonas disponível a custo zero e a curto prazo; a vinda de um jogador de igual valia iria implicar uma soma avultada;
Mais do que ganhar 20 Milhões, penso que é mais cauteloso não gastar 20 Milhões noutro jogador;
Não há no plantel do Benfica outro jogador que o possa substituir mantendo a mesma influência e a mesma pordutividade; 
Por fim, vejam o golo ao Boavista. Não é um portento de beleza ou técnica, mas é um golo aos 90, e alguns, minutos de uma bola que vem pelo ar e rematada de primeira, sem tremer, para dentro das redes que valeu 3 pontos e, talvez, o campeonato.

O argumento mais lido é de que 20 Milhões por um jogador de 32 anos é um excelente negócio. É um argumento que me chateia porque o que conta é o rendimento e não a idade. Se o Jonas tivesse 40 anos e marcasse 30 golos por época continuava a ser um mau negócio. 
Em termos comparativos, o Lima foi vendido por 7 Milhões, não me lembro que idade tem o Lima mas acima dos 30, e nesse caso penso que foi um bom negócio na medida em que o rendimento do Lima, apesar de bom, não era excelente nem decisivo como o do Jonas.

Sem comentários:

Enviar um comentário